Qual é o melhor tipo de anúncio no Facebook para vender

Qual é o melhor tipo de anúncio no Facebook para vender

Atualizado: Mai 28

“Qual é o melhor tipo de anúncio?”, com certeza, essa foi uma das primeiras dúvidas que surgiu na sua mente quando decidiu criar anúncios no Facebook Ads. Se você veio parar aqui nesse blog é porque ainda não encontrou a resposta ou precisa de uma confirmação. Então vamos lá.


Os principais tipos de anúncio no Facebook para vender

O primeiro passo para fazer a melhor escolha é entender quais são as principais opções disponíveis pelo Facebook quando o objetivo é gerar vendas:


Imagem única

Esse tipo de anúncio é o que você mais vê na sua timeline. Consiste em uma postagem com imagem, CTA e uma copy. Por ser a forma mais simples de fazer uma oferta ou divulgar um conteúdo, é o tipo mais usado por quem está começando a se aventurar no Gerenciador de Anúncios.


É muito importante, assim como na criação de outros formatos, prestar atenção às regras da rede social para não ter o seu anúncio barrado.


Vídeo

Se você perguntar para um gestor de tráfego se é melhor utilizar imagem ou vídeo, provavelmente, ele vai te contar que os vídeos tem muito mais engajamento e alcance. Isso ocorre, pois eles têm mais apelo para o público e, assim, podem gerar mais vendas.


No entanto, eles são mais custosos e exigem mais habilidade que os anúncios de imagem única.


Carrossel

Se você vende produto, esse é o tipo de anúncio perfeito para usar. Isso, porque, em uma mesma postagem patrocinada, você pode divulgar diversos produtos, até 10. Essa estratégia funciona muito bem em nichos de roupa e tecnologia, por exemplo. É excelente também para remarketing de produtos que os usuários se interessaram no seu site, mas não fecharam a compra.

Coleção

Esse tipo de anúncio é indicado para quando o seu foco é no mobile. Por exemplo, se você está lançando um produto digital. Optando por coleção, você pode utilizar imagens e vídeos para preencher a tela do usuário e deixá-lo “preso” ao seu anúncio.


Porém, existe uma ressalva: como é uma experiência mais imersiva, se o seu anúncio for ruim, vai gerar o efeito contrário. Ele vai intensificar a raiva do cliente assim como acontece com os anúncios intrusivos do YouTube.


Outra forma de fazer anúncios voltados para smartphone é apostar no formato multimídia, na qual você monta uma apresentação em 10 slides. É uma excelente alternativa para quem gostaria de fazer um anúncio de vídeo, mas não tem orçamento para isso.

Anúncios de geração de cadastros

Preciso de uma landing page para fazer anúncios com o objetivo de gerar cadastro e capturar leads? Não. O Facebook foi rápido e criou um método em que o seu público pode se cadastrar dentro da própria rede social, ou seja, ele pode preencher um formulário do Facebook e você recebe todos os dados.


Qual é o melhor tipo de anúncio no Facebook?

Conhecendo as opções que o Facebook te oferece, você já deve ter uma opinião para qual deles é o melhor tipo de anúncio para o seu tipo de negócio ou nicho, certo?


Se não, eu vou te ajudar a traçar um caminho até a melhor escolha. A primeira coisa que você precisa saber é que não existe fórmula mágica, você pode conseguir os mesmos resultados com diferentes tipos de anúncio. Por isso, o Facebook continua sendo uma das melhores formas de fazer publicidade na internet.


Porém, é muito melhor começar já acertando o que funciona melhor para o seu tipo de produto ou serviço, não é mesmo?


Assim, antes de sair criando anúncios no Gerenciador, você precisa traçar qual é o seu objetivo para aquela campanha que você deseja criar.


Eu imagino que a resposta generalista que todo empreendedor dá é: vender. Entretanto, você concorda que essa resposta é muito abstrata? Por isso, tente esmiuçá-la ao máximo. Quanto você quer vender? Qual o prazo para atingir essa meta? Você pretende gerar tráfego para o seu site primeiro? Deseja aumentar a base de leads?


Depois que você transformar a sua meta em um objetivo mais delimitado, aí você pode começar a considerar qual é a melhor opção para o seu negócio.

Entenda o seu público

Depois de entender qual é o objetivo da sua campanha, provavelmente, você vai ficar entre algumas opções de formato. Embora, pareça interessante sair apostando em todas elas, é mais recomendável começar aos poucos.


Para reduzir as opções, comece tentando imaginar e analisar qual é o tipo de anúncio que funcionaria melhor para o seu público.


É, claro, que você também precisa adequar a comunicação visual e textual a sua persona e para o formato escolhido. Não basta escolher o tipo correto e o conteúdo não ser atrativo. Além de não obter resultados, você terá métricas distorcidas.

Teste A/B

Se tráfego pago tivesse uma bíblia, com certeza, entre os dez mandamento estaria fazer os testes A/B. É só através deles que você vai entender qual anúncio funciona melhor e se ele realmente está gerando lucro ou prejuízo.


E, mesmo que você constate que aquele formato funciona, se aventure na criação de novas campanhas e objetivos. É possível que você descubra que outros tipos de anúncio performam melhor (ou tão bem quanto) e diversifique a sua forma de fazer uma oferta para o seu público. O importante é testar.


Assista também:

Como especialista em tráfego pago e e-commerce, eu, Diego Santana, preparei um vídeo completo explicando qual é o melhor tipo de anúncio no Facebook para vender mais. Confira:





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