Os primeiros passos para anunciar no Google Ads



Através da expansão do marketing digital, todos - ou quase todos - já sabem da importância que é anunciar sua empresa no mundo online!


Mas além do Facebook e Instagram, você sabia que o Google é uma excelente ferramenta para o seu negócio? Com o Google Ads, você consegue atrair uma maior quantidade de clientes.


E se você não sabe como usar o Google Ads para o seu negócio, continue lendo esse post que eu vou te ajudar!


1. Crie uma conta


Para começar a usar o Google Ads (Adwords), você precisa realizar um cadastro na plataforma, e isso é feito de forma bem simples.


Acesse www.adwords.google.com e faça login com seu e-mail do Google. Depois, siga os passos que a plataforma solicitará, como cadastro de algumas informações pessoais (faturamento, CNPJ, entre outros).


Depois de realizar o cadastro com as informações solicitadas, você entrará no painel principal da plataforma.


2. Crie sua primeira campanha


Quando você entrar no painel principal do Google Ads, verá que no canto esquerdo tem um botão vermelho escrito “+ Campanha” e, ao clicar nele, você já poderá iniciar a sua primeira campanha!


Apesar de ter campanhas avançadas, você deve começar com uma campanha simples e realizar testes a partir de então.


E ah, você não precisa investir dinheiro já de cara nessa campanha! A experiência vale para que você aprenda a criar a campanha e todo o processo que envolve a mesma.


Sem contar que aprender na prática é muito mais fácil do que na teoria, né?


Para facilitar, crie uma campanha na rede de pesquisa - uma forma mais fácil de campanha e que tem o objetivo de aparecer na rede de pesquisa do Google.


Esse tipo de campanha é mais fácil e você se depara com resultados mais rápido, pois a pessoa está em busca do seu produto/serviço.


3. Campanha na rede de pesquisa


Depois de seguir os passos citados anteriormente e clicar no botão “+Campanha”, você deve abrir um submenu com opções e selecionar “Apenas rede de pesquisa”, onde abrirá uma nova tela e você dará início à sua campanha.


Primeiro, você precisa selecionar as configurações da campanha, definir um nome para ela (esse nome deve ser fácil para que você saiba identificar depois).


Depois, você escolhe o tipo da campanha. Como é iniciante, opte por “padrão”, para que você não faça muitas modificações e realmente aprenda o que significa cada parte da campanha (para saber melhor sobre essas informações, basta passar o mouse por cima do ponto de interrogação e logo aparecerá mais informações sobre cada tipo de campanha).


Em seguida, deixe tudo marcado e vá em “Locais”. Nessa parte, você determinará a segmentação geográfica da campanha, em quais regiões você deseja que o anúncio seja exibido. Escreva seu estado, cidade ou bairro no qual deseja direcionar a sua campanha. Quando fizer isso, aparecerá a sugestão… Clique em adicionar.


Ah, se você não fizer isso, seu anúncio ficará sem um público definido e poderá ser anunciado para todo o país - ou até mesmo o mundo, perdendo totalmente o foco da campanha.


Após escolher o local, escolha o idioma. Uma dica é optar pelo português e inglês, o primeiro por ser a língua utilizada para criar a campanha, e a segunda por ter muito brasileiro que usa essa configuração da plataforma, mesmo estando no Brasil.


Com isso, você chega na estratégia de lances! Essa é, talvez, a configuração que mais gere dúvidas, por isso, recomendo selecionar a opção “normal”, onde não há a necessidade de realizar alterações. Assim, você apenas atribuirá um valor ao lance já padrão.


Se você selecionar um valor maior do que o lance em média dos seus concorrentes, seus anúncios serão exibidos nas primeiras posições da rede de pesquisa. Não é só o valor que define a posição, mas é um fator importante.


Por fim, você deve definir o orçamento da sua campanha, informar quanto deseja investir por dia - pense em um valor com base no seu mercado e público-alvo.


4. Crie grupos de anúncios


Após completar a primeira etapa, você deve criar grupos de anúncios! Comece criando um nome para o seu grupo.


Depois, você verá a opção “Lance”, onde aparecerá o lance específico para esse grupo, sendo que o padrão já é de R$1,00, mas cada grupo pode ter seu valor especial.


Valor definido, agora é hora de definir as palavras-chave do seu grupo de anúncio. Por exemplo, você tem uma academia e o Google te dará algumas sugestões de termos que podem ser relevantes.


Você visualiza as sugestões e adiciona as que mais tiverem ligação com o produto oferecido.


Vá até o fim da página e clique em “continuar para os anúncios”.


5. Crie anúncios


Nesse momento, você trata especificamente da criação dos anúncios!


Comece adicionando seu site na opção “URL final”, colocando, no título 1, um título rápido e chamativo para que a atenção do alvo seja capturada.


Já no título 2, o nome deve ser mais curto, já que é um complemento do primeiro, então coloque uma frase de impacto.


No caminho, aparecerá a sua URL de forma mais amigável e confiável na visão do usuário. Coloque algo que deixará se anunico mais claro e objetivo.


Por fim, na descrição, adicione uma breve descrição sobre o produto anunciado, contendo palavras-chave e um texto que chame e atenção do consumidor.


6. Analise grupos de anúncios


Já estamos finalizando o processo e, nesse tópico, você apenas analisará os resultados de tudo que foi feito até aqui.


Se não estiver correto, você deve voltar e modificar a sua campanha. Se estiver, basta salvar e concluir.


Assim que concluir, a sua campanha de Google Ads estará pronta para ser veiculada! E você poderá visualizá-la no painel principal da plataforma. Caso não queira que ela seja veiculada, basta pausar - vá ao lado da campanha e clique no botão que aparecerá com as opções “ativado”, “pausado” e “removido”.


Agora que você já sabe como é simples criar uma campanha de Google Ads, bora colocar a mão na massa e criar campanhas de sucesso para o seu negócio!


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