O que são KPI’s: os indicadores vão fazer o seu negócio bombar

Para medir o sucesso de uma campanha ou estratégia é essencial utilizar os indicadores, chamados pelos profissionais de marketing como KPIs (Key Performance Indicator). Porém, não existe uma fórmula pronta de quais indicadores você deve utilizar na sua empresa. Tudo depende qual é o objetivo você deseja alcançar.


O que são KPIs?


Também conhecido como Indicador-chave de Performance, os KPIs não são só importantes para entender os seus resultados, mas também servem para guiar importantes decisões dentro de uma empresa.


Muita gente confunde com as métricas, mas não são a mesma coisa. O KPI é toda informação em dados que colabora no entendimento do funcionamento e dos resultados de uma estratégia. Já as métricas são número que podem ou não contribuir para os seus objetivos. Mas é claro que uma métrica pode se tornar um indicador, um KPI.


Como escolher os KPIs?


Os KPIs podem ser um número ou percentual, mas o mais importante é estarem alinhados com as necessidades da sua empresa. A escolha incorreta dos indicadores podem dar a falsa impressão de sucesso ou de fracasso.


Um erro crasso cometido por muito empresários e profissionais de marketing é estabelecer os KPIs por meio de métricas de vaidade, ou seja, compartilhamento, curtidas e comentários. Se o seu objetivo é vender, aumentar tráfego ou captar leads, esses número não representam nada.


Todo mundo sabe que o segredo das estratégias é manter constância, por isso, quando for escolher os indicadores, pense que eles devem ser medidos periodicamente.


Como você pôde perceber, a escolha de KPIs está intimamente ligada ao quanto você conhece a sua empresa e qual é o momento que ela está no mercado.


Outra dica importante na hora de estabelecer os indicadores é observar o mercado, é muito importante saber o que outras empresas do segmento estão buscando e consideram essenciais na hora de atingir seus objetivos.


Quais os principais KPIs?


Agora, confira alguns dos principais indicadores que você pode usar na sua empresa dependendo da sua estratégia de negócio.


Aquisição de leads


Nesse caso, o KPI utilizado pode ser a velocidade com que você consegue gerar leads e de onde eles vem. Assim, você poderá estabelecer quantos prospects terá futuramente, na hora da venda. Esse é um importante KPI também para entender o nível de conversão.


Taxa de conversão


Muito diferente do que as pessoas pensam, conversão não é apenas venda. Conversão pode ser inscrição na newsletter, baixar um e-book, acessar um blog, ou seja, você precisa monitorar esses números para melhorar a sua estratégia e aumentar esses valores.


Tráfego


Se você tem um e-commerce ou um blog, é muito importante observar a origem do seu tráfego e se o seu site está retendo as pessoas.


Nesse caso, você pode analisar o número de acessos pagos (advindos de anúncios em Facebook Ads e Google Ads); diretos (quando digitam diretamente a sua URL) e orgânicos (advindos de pesquisa em buscadores como Google).


O ideal é ter tráfego diversificado, pois, assim, você não fica dependente apenas de uma via. Por isso, é importante criar anúncios efetivos, otimizar conteúdo com SEO e aumentar a autoridade da sua marca.


Através dos KPI de tráfego, você consegue também enxergar se essas três estratégias estão funcionando e qual delas mais se destaca. Além disso, servem para alguns insights.

Por exemplo, se a taxa de rejeição do seu site é muito alta quando vem de redes sociais, geralmente acessadas por dispositivos móveis, pode ser que o seu site não oferece boa usabilidade para celular ou que as descrições na rede não condizem com o conteúdo do blog.


Conteúdos mais acessados


Saber os conteúdos mais lidos do seu blog ou quais produtos chamam mais atenção no seu e-commerce pode te ajudar a criar estratégias futuras.


Por exemplo, o KPI de conteúdo mais lido te dá um norte sobre quais conteúdos as pessoas gostam de ler e os menos lidos sobre o que não causa tanto interesse, ou não está otimizado.


Assim, você pode replicar o que deu certo e acabar com aquilo que não deu certo anteriormente. Assim, cria-se uma fórmula de acertos.


Agora, se você tem um e-commerce, é possível observar porque certos produtos obtém sucesso e outros não. Assim, é possível ver se é uma questão de efetividade dos anúncios ou otimização da página ou falta de demanda. A partir disso, é possível tomar decisões assertivas.


Ticket Médio


Saber o ticket médio da sua empresa é essencial para aumentar o valor de cada venda e estabelecer novas estratégias, como cross selling e up selling. Além disso, é possível saber se descontos e promoções estão realmente aumentando o ticket médio ou é só uma falsa impressão de resultado.


Esse KPI associado a outros dados, como o tempo de permanência do usuário em seu site e regularidade de compra, possibilita entender o comportamento do cliente.


Agora que você já conhece alguns dos principais KPIs do mercado, é só montar a estratégia perfeita para o seu negócio. É muito importante não sair por aí coletando todos os dados possíveis, pois é mais fácil que você fique confuso do que realmente aja de forma tática.


Enxergue o seu posicionamento no mercado e em que fase está o seu negócio, por exemplo, se ainda estiver no começo, você precisa educar o seu público, por isso, é importante monitorar dados de tráfego no seu blog, efetividade dos conteúdos ricos e leads gerados por esses materiais.


Depois de escolher de escolher os KPIs da sua empresa, você vai perceber que o monitoramento e constante melhora vão fazer o seu negócio bombar, independente de qual seja o seu objetivo.

89 visualizações

© 2018 por E-Commerce Rocket

  • Black Facebook Icon
  • Preto Ícone Instagram

Aceleradora de E-Commerce