O que é taxa de envolvimento e como aumentá-la


A taxa de envolvimento é uma das principais métricas do Facebook. Ela é um dos dados, por exemplo, levados em conta pela plataforma para calcular a relevância do anúncio que você criou. Quer saber mais como funciona? Continue acompanhando esse blog!


O que é taxa de envolvimento

A taxa de envolvimento de anúncios demonstra o desempenho estimado em comparação com anúncios concorrendo pelo mesmo público. Esse número demonstra qual é a chance de alguém clicar, reagir, comentar, compartilhar ou expandir um anúncio.


Segundo o Facebook Business, utilizar iscas, como “comenta aqui”, para atrair o engajamento das pessoas por meio da arte ou texto, não influencia nem positivamente e nem negativamente a sua taxa. Os valores de classificação da taxa de envolvimento são (em que a média percentual é de 35% a 55%):


  • Acima da média

  • Na média

  • Abaixo da média (35% dos anúncios com menor desempenho)

  • Abaixo da média (20% dos anúncios com menor desempenho)

  • Abaixo da média (10% dos anúncios com menor desempenho)


Para entender melhor, imagine que o seu anúncio tenha uma taxa inferior a 35%, neste caso, a sua postagem está dentro do grupo dos 35% dos anúncios com menor desempenho. Assim, 65% dos anúncios concorrendo pelo mesmo público tiveram uma taxa estimada maior que a sua.


É importante ressaltar que essa pontuação não está disponível para algumas metas de otimização, como aumento de lembrança do anúncio, impressões, alcance, conversões personalizadas ou valor.


O que é taxa de engajamento

Você encontra em muitos textos em blogs a informação de que a taxa de envolvimento é sinônimo de engajamento, mas será?


A internet é muito mutável, o que vale para hoje pode não valer mais amanhã. Por exemplo, as curtidas, no começo do Facebook, eram tidas como uma grande sinal de sucesso. Depois, foi-se constatado que elas são apenas métricas de vaidade e não garantem que o seu post seja realmente efetivo.


Isso continua uma verdade, no entanto, hoje conseguimos algo muito melhor do que número de curtidas: reações. Assim, é possível mapear o sentimento que você está despertando nas pessoas. Não é só mais um número.


Voltando para a pergunta no ínicio desse subtópico, a taxa de envolvimento é uma estatística feita pelo Facebook, já a taxa de engajamento pode ser calculada por você baseada nos dados da sua publicação.


A taxa de engajamento é dividida em dois grupos:


  • Cliques

  • Reações, compartilhamentos e comentários

Os cliques são muito importantes em anúncios e publicações em que o foco é gerar conversões e tráfego para uma página em específico. Já as reações, compartilhamentos e comentários são essenciais se o seu objetivo é fortalecer a marca, se a sua campanha for de branding.


Como calcular a taxa de engajamento?

Existem muitas fórmulas diferentes para calcular o engajamento de um post. Para definir os dados mais importantes para utilizar no cálculo, primeiro, você precisa analisar qual o objetivo daquela postagem. Por exemplo, se a ideia era levar o seu público até uma landing page, o ideal é valorizar os cliques e não as demais reações.


Agora, se você quer fortalecer a marca, vale a pena somar reações + compartilhamento + comentários e dividir pelo alcance. Muita gente acaba fazendo a conta utilizando o número de seguidores. Porém, esse valor pode acabar sendo distorcido, por isso, priorize os dados fornecidos pelo Facebook em cada publicação para chegar a taxa de engajamento.


Como aumentar a taxa de envolvimento e engajamento

É claro que as técnicas para aumentar essas taxas dependem do seu objetivo. Por exemplo, se você quer que o usuário clique na foto, vale a pena investir em imagens chamativas e chamadas agressivas. Agora, se você busca comentários, você pode fazer uma pergunta, pedir dicas ou que o usuário marque outras pessoas.


É importante sempre adequar o seu post ao seu objetivo. Entre as principais táticas estão:


  • Utilizar capys com gatilhos mentais que façam o público tomar uma decisão com relação ao seu conteúdo, por exemplo, clicar no CTA;


  • Despertar sentimentos positivos que incentivem o compartilhamento e os comentários;


  • Criar curiosidade no seu público com a escassez de informação. Faça ele ter que tomar alguma ação para conseguir a informação completa, como assistir ao vídeo. Vale utilizar as palavras: porque, como, o que, onde, qual, quem e quando para ativar os gatilhos e engajar ainda mais os usuários.

Como criar anúncios focados em cliques e venda

O especialista em tráfego pago e e-commerce, Diego Santana, preparou um vídeo completo explicando as melhores estratégias. Confira:


https://www.youtube.com/watch?v=NWKDd6PZ4MU


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