O que é CRM e por que ele é ESSENCIAL para sua empresa

O que é CRM e por que ele é ESSENCIAL para sua empresa



Porque você precisa de CRM de vendas na sua empresa


Você já deve ter ouvido falar de CRM de vendas, mas se você está aqui é porque não tem um e quer saber mais sobre isso. Hoje, você vai descobrir porque essa metodologia é mais que apenas um software e vai realmente alavancar o seu negócio.


O que é CRM de vendas?


CRM de vendas significa Customer Relationship Management, ou seja, é uma ferramenta de relacionamento com o cliente. Muita gente acredita que CRM é só um software, mas você precisa saber que não é. CRM envolve estratégias, práticas e todos os aspectos de gestão e contato com o cliente.


Para que serve um CRM?


O CRM de vendas é útil para todas as fases que envolvem o cliente. Ele ajuda na captação, manutenção e fidelização dos consumidores. Essa ferramenta é a base para o sucesso de uma equipe de vendas, marketing e customer success.


Ela reúne em um só local toda a gestão de clientes, ou seja, você tem funções essenciais de uma forma muito mais fácil e organizada. É a possibilidade de ter acesso a material estratégico a qualquer hora.


Assim, o vendedor tem muito mais controle sobre os processos e também sobre a sua lista de clientes, consegue descobrir onde estão as melhores oportunidades e como aproveitá-las. A taxa de conversão aumenta muito. Essas informações também ajudam a equipe de marketing a traçar estratégias mais assertivas e direcionadas para cada estágio do funil de vendas.


Podemos chamar o CRM de um grande banco de dados, onde ficam armazenados informações valiosas e detalhadas dos clientes, que, se bem utilizadas, podem gerar novos negócios.


Ele automatiza muitas funções que tomam tempo da sua equipe e torna os processos de venda escaláveis de uma forma muito mais inteligente. Assim, tanto a equipe de vendas como a de marketing aumentam a produtividade, pois as atividades manuais são eliminadas.


Isso significa que a sua equipe ganhará tempo para pensar com estratégia e desenvolver ações mais efetivas e novos insights.


Funções de um CRM de vendas


Pelo CRM de vendas é possível cadastrar clientes, visualizar a jornada e eventos realizados, entrar em contato por ligações ou videoconferência, gerar propostas e relatórios de vendas e produtividade e integra com outros sistemas.


Em softwares mais completos, voltados para o marketing, é possível também fazer acompanhamento de palavras-chave, avaliar sites, criar formulários e pop-ups para captura de leads, criar automações de email marketing e publicar posts e monitorar redes sociais.


Tipos de CRM


É possível contratar dois tipos de CRM de vendas, o local e em nuvem. O local, como próprio nome diz, fica armazenado em um computador da empresa e precisa ser operado por uma equipe de TI, seja própria ou terceirizada.


Já os CRM na nuvem são baseados no cloud computing e funcionam como um software de manutenção a distância, ou seja, caso ocorra algum problema, a equipe de suporte da ferramenta que resolverá.


CRM e experiência do cliente


Como você pôde ver essa ferramenta é essencial para aumentar as vendas, mas ela pode ser o segredo para que a sua empresa se destaque no mercado. O que faz um cliente comprar? Ou melhor, o que faz um cliente voltar a comprar? Com certeza, é o relacionamento.


E, como o próprio nome diz, o softwares é justamente de relacionamento. O pós-venda deve ser considerado uma parte importante do atendimento e sucesso do cliente. Com CRM, você consegue personalizar o contato e evitar falhas antes que elas surjam. É perfeito para nichos que precisam oferecer suporte constante, por exemplo.


Como fazer o CRM de vendas realmente funcionar


Para que essa ferramenta e metodologia funcione é necessário que a equipe realmente alimente o sistema e que ele seja utilizado pelos principais setores da empresa. CRM é estratégia, mas precisa fazer parte da cultura da empresa.


O correto é usá-lo durante toda a jornada de trabalho, por exemplo, quando um vendedor for fazer uma ligação, ele deve anotar partes importantes da conversa em tempo real na ferramenta.


Para facilitar, programe lembretes de envio de e-mails, de ligações e reuniões e crie métricas de utilização do CRM para a equipe de vendas. Assim, ninguém perderá prazos e o CRM fará parte da rotina de cada vendedor.

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