Marketing de Guerrilha: como usar na sua empresa

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Marketing de Guerrilha: como usar na sua empresa

O Marketing de Guerrilha, como o próprio nome diz, é uma estratégia mais forte e marcante. É uma forma de criar conteúdo viral gastando pouco e sem precisar mencionar os concorrentes. É como se fosse uma armadilha, você não a vê até ser impactado por ela. É uma ação de marketing muito disfarçada, mas que realmente impacta o público.


Esse tipo de marketing é muito indicado para pequenas empresas, pois, além de ser muito efetivo, não exige alto investimento financeiro, apenas criativo. No entanto, até grandes empresas utilizam essa ferramenta.


Um exemplo bem memorável foi quando o Burger King cobriu uma de suas unidades com um grande pano branco no Halloween. Imitando um fantasma, o tecido tinha pintado a frase “Mc Donalds”, o maior concorrente da rede de fast foods.

O marketing de guerrilha utiliza dos efeitos visuais, performances, flash mob, patrocínios, marketing viral, entre outros. Além de acabar vendendo o produto, inconscientemente, você cria uma relação mais próxima com a sua audiência.


É claro que esse tipo de marketing não anula o tradicional. As duas propostas podem trabalhar juntas para obter os resultados esperados. Embora muitos profissionais acreditem que elas sejam opostas, isso não é verdade.


Os dois consistem em anúncios que querem chamar atenção das pessoas, o que muda é a forma que eles são executados.


Você pode fazer marketing de guerrilha em locais abertos, fechados e em grandes eventos. Também pode apostar em ações mais interativas, que incentivem a participação do público. Assim, você pode criar uma experiência única.


Redes sociais e Marketing de Guerrilha


Você já utiliza as redes sociais como Facebook e Instagram para fazer anúncios, certo? Então ela já vem sendo a sua aliada, porém as ações de marketing de guerrilha podem alavancar as suas redes.


As pessoas que gostam desse tipo de anúncio, menos intrusivo e mais “natural”, vão acabar tirando fotos das suas ações e viralizando-as nas redes. Quem não quer se tornar um viral?


Você mesmo pode postar a sua ação nas redes. Assim, você interage com o seu público durante e depois de colocar a sua estratégia em prática.


Quer dizer então que o marketing de guerrilha só funciona em espaços físicos? Não! Você pode promovê-lo em suas redes sociais!


Como você pode fazer anúncios segmentados, consegue, através do algoritmo, direcionar a sua publicação. Você pode utilizá-los para diferentes objetivos, como impulsionar os seus conteúdos, aumentar o tráfego do seu site e as conversões em links específicos, estimular que os seus usuários baixem o seu aplicativo, promover algum evento e oferta.


Um conselho que pode parecer estranho é: fique de olho nas métricas de vaidade. Curtidas e comentários não são sinais de conversão, mas apontam que as pessoas foram impactadas com o seu post. No caso do Facebook, você consegue até mapear qual foi a emoção despertada com as reações.


Crie vídeos e imagens diferentes, com conteúdo curioso ou divertido. Utilize hashtags, interaja constantemente, utilize assuntos que estão em alta e fotos de pessoas, essas costumam engajar mais.


Como fazer Marketing de Guerrilha


A principal base do Marketing de Guerrilha, como já mencionado, é a criatividade, é ter uma ideia completamente fora da caixinha e que ninguém nunca teve. No entanto, você precisa estabelecer algumas práticas antes.


A primeira é definir quem é o seu público e quem você quer atingir. Não adianta fazer uma ação criativa e ela não ter nenhum impacto sobre as suas personas. Então conheça quem são seus clientes e como são as pessoas que você quer que se tornem os seus clientes.


Também é muito importante manter a comunicação alinhada. Se a sua comunicação é muito formal, às vezes, investir em ações muito humoradas pode causar estranhamento, tudo depende do seu segmento e práticas que já adota na rotina comunicacional da sua empresa.


Tenha cuidado também com a execução, como é algo completamente novo, você precisa planejar até os mínimos detalhes. Como o marketing de guerrilha foca em transmitir emoções, lembre-se disso em todos os momentos. Você precisa passar sentimentos positivos.

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