Dark post: o que é, como utilizar e porque fazer

Dark post: o que é, como utilizar e porque fazer

Nem sempre tudo que pensamos estrategicamente para o nosso negócio precisa estar exposto para todos, apenas necessitamos direcionar para quem realmente vale a pena e vai comprar os nossos produtos. É a partir dessa premissa que surgiu o dark post no Gerenciador de Anúncios. Se você nunca utilizou esse tipo de anúncio, descubra hoje o que é dark post, como utilizar e porque fazer!


O que é dark post?

O dark post é uma opção que o Facebook te dá de criar anúncios sem que ele seja postado no seu feed nas redes sociais. Quando você abre o Gerenciar e vai criar uma campanha, a plataforma te dá a opção de selecionar uma postagem já existente ou criar uma nova. Quando você clica na segunda opção, está automaticamente criando um post invisível, ou seja, um dark post.


Por que fazer dark post no Facebook?

Você deve ter pensando: pra quê criar um post sem aproveitá-lo no feed? Qual seria o objetivo?


Vamos supor que você tem o mesmo público no Facebook e no Instagram e quer testar alguns elementos do seu anúncio para otimiza-lo, você vai criar muitos anúncios semelhantes, certo?


Pode até ser vantajoso para você, mas a sua audiência pode ficar incomodada em encontrar materiais repetitivos na sua timeline e pode deixar de te seguir. Utilizando o dark post, você cria diversas campanhas e segmenta apenas para o público que deve ver aquele conteúdo. Assim, você leva personalização para cada comunicação com o cliente.


Por exemplo, se você tem uma loja de calçados e vai fazer promoção apenas de sapatos femininos, vale mais a pena divulgar para esse público em específico do que para toda a página.


Além disso, se você atua no país inteiro, mas pretende fazer uma oferta local, por exemplo, desconto para um determinado estado, não existe motivo para demonstrar que um público é privilegiado. Utilize as configurações e crie dark posts apenas para essa localização.


Você como usuário sabe como é extremamente irritante ficar recebendo o mesmo tipo de anúncio sempre. Com o dark post, você só fala com quem realmente tem chances de levar o seu produto e não polui o feed com conteúdos de venda, que podem acabar diminuindo a reputação da sua empresa online.


Anúncios em excesso e mal direcionados podem passar a impressão de que tudo que você divulga não é interessante e o cliente assimila a sua marca a perturbação. Muitos dos seus seguidores te seguem pelo conteúdo que você produz e não para ficar recebendo ofertas, muitos já são clientes.


Além de facilitar testes de imagem, chamada e conteúdo, optar por esse tipo de postagem também ajuda a economizar dinheiro, pois você gastará na campanha apenas com o público direcionado, segmentando por dados demográficos, geográficos ou comportamentais, por exemplo. Ademais, não precisará recuperar o público perdido pelo excesso de publicações parecidas.


Como fazer dark post no Instagram e no Facebook?

Essa funcionalidade está disponível para as duas redes sociais de Mark Zuckerberg e, como você já sabe, as duas são configuradas no Gerenciador de Anúncio. Então, para criar esse tipo de campanha, você precisa ter uma conta ativa e gerenciar a página em que deseja veicular o anúncio. Depois disso, só precisa seguir alguns passos:


  1. Depois de entrar no Gerenciador, selecione Publicações da Página.

  2. Clique em Publicações de Anúncios.

  3. Selecione Criar Publicação, no canto superior direito.

  4. Faça as configurações do post e selecione a opção Use essa publicação somente em um anúncio.

  5. Por último, clique em Criar Publicação.

Como impulsionar dark post


Seu post está criado, mas ainda não foi impulsionado. Neste caso, volte para o início, clique em Criar Anúncios, depois escolha o objetivo da sua campanha, coloque um nome e clique em continuar.


O próximo passo é configurar a campanha, você deve segmentar o público, por sexo, idade, localização ou interesses, por exemplo, orçamento e a estratégia de lances. Depois clique em Continuar.


Você terá duas opções Criar Anúncio e Usar Publicação Existente, neste caso clique na segunda opção, selecione a página que deverá publicar o anúncio. Na seção Criativo, clique em Inserir a Identificação da Publicação e coloque o número que o Facebook te forneceu quando você criou os anúncios.


Depois de verificado, se estiver tudo certo, é só clicar em Confirmar.


Ainda tem dúvidas sobre otimização de anúncio e como criar campanhas efetivas?


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Você vai aprender:

Planejamento


Como planejar uma campanha antes de colocar ela no ar!

Criação


Como criar uma campanha do zero, usando o planejamento feito!

Otimização


Entenda os dados do Facebook e Instagram Ads e use isso a favor da sua campanha!

Mensuração


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