Como usar o Facebook Ads para seu Restaurante?


Quando você posta algo no Facebook, sem investir, somente uma parcela das pessoas vêem seus posts, tendo em vista que a sua timeline é um espaço disputado pelos posts dos amigos e familiares, pelos grupos e páginas que você curte.


Se você quer que mais pessoas vejam as suas publicações, precisa investir em anúncio pago. Isso pode ser feito através do Facebook Ads… Mas você conhece essa plataforma?


O Facebook Ads é uma excelente plataforma de investimento para o seu restaurante! Mas para investir, você precisa ter conhecimento para planejar, executar, testar e analisar os resultados, com foco em atingir um grande público através da rede social - que está repleta de oportunidades para os empreendedores!


Porém, você precisa saber que o que importa mesmo é atingir as pessoas certas, no momento certo e com a mensagem certa para que, então, suas vendas aumentem através da plataforma. E você sabe como fazer isso?


Bom, eu te explico!


1. Planeje a sua forma de comunicação


Comece planejando a comunicação que irá usar para abordar o seu público. Faça algo que chame a atenção dele! Pode ser uma promoção ou uma imagem que instigue sua vontade, fazendo com que ele interaja com seu conteúdo (se isso acontecer, seu engajamento aumentará e seu post atingirá mais pessoas).


Capriche nas imagens e nos vídeos; e se atente aos textos, pois o Facebook permite que só 20% da área da imagem seja preenchida com texto.


2. Selecione o seu público-alvo


Faça uma pesquisa para entender quem é seu consumidor, qual é a sua idade, sexo, preferências, onde mora e qualquer outro detalhe que possa fazer a diferença. Essa segmentação será fundamental na hora de criar a campanha.


3. Coloque sua campanha para rolar quando você tem mais pedidos


Geralmente, o Facebook demora 24 horas para aprovar uma campanha, então planeja-a sempre com antecedência.


É interessante que você coloque sua campanha para rodar nos momentos em que o seu fluxo de pedidos é maior, como na hora do almoço, por exemplo.


Mas você também pode fazer um teste para aqueles momentos em que o restaurante está aberto mas a demanda de pedidos é fraca. É uma ótima tentativa para alavancar as vendas em determinados horários.


Faça testes e analise os resultados obtidos.


4. Esteja sempre ligado!


Mantenha-se por dentro de tudo que está acontecendo no seu mercado, mas também nas redes sociais. Confira o que seu concorrente está publicando, o que está chamando a atenção do público.


Você não deve copiar, mas buscar referências é uma ótima alternativa para adaptar-se no mercado e criar uma proximidade com o público.


5. Separe uma verba para os anúncios


Com o Facebook Ads, você determina um valor por um tempo. Por exemplo, você pode optar por investir R$30,00 em 2 dias, ou usá-lo em um único dia. A diferença é que quanto menos você gastar por dia, mais vai demorar para atingir o alcance total da publicação. Você pode investir pouco! Porém, seu alcance será menor.


Para determinar o orçamento de uma campanha, você pode:


1. Usar um valor por determinado tempo, onde o Facebook dividirá, de forma automática, entre o período escolhido; ou

2. Fazer uma campanha com tempo indefinido, definindo somente o limite diário. Nesse tipo de campanha, enquanto ela estiver ativa, você estará investindo um valor.


Saiba qual opção é melhor para o seu restaurante e otimize o investimento com o intuito de aumentar, da melhor maneira, o seu faturamento.


Além do orçamento, você também pode definir como seu anúncio será cobrado:


1. Exibições: nesse formato, cada vez que seu anúncio aparecer para alguém, o Facebook cobrará um valor; ou

2. Interação: já nos anúncios de interação, o Facebook só cobrará se as pessoas interagirem com o post, ou seja, se clicarem, curtirem, comentarem ou compartilharem a publicação.


6. Faça uma análise dos resultados obtidos


Campanha pronta, rodando… E agora?!


Agora você precisa analisar os resultados, ver se ela realmente atingiu os objetivos propostos ao iniciá-la.


No Facebook Ads, você encontra uma ferramenta com as informações de engajamento, cliques, curtidas… E em uma configuração mais avançada, pode também ver quantas vendas a sua campanha gerou. Compare esses números com suas vendas internas e tire suas próprias conclusões!


Fique tranquilo se você não acertar de primeira! Você estará testando seu público, por isso não pode desanimar. Se não der certo, tente uma outra abordagem, um formato diferente, altere o horário de publicação… Mas faça uma alteração por vez, senão não saberá qual foi a mudança correta.


Coloque em prática os conhecimentos adquiridos e mão na massa!

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