• Diego Santana

Como mensurar os resultados do Facebook Ads?




Se você tem dúvida de como mensurar os resultados do Facebook Ads, essa matéria é para você!


Para quem me acompanha, seja aqui no blog, no canal do YouTube ou nas redes sociais, sabe que eu sempre falo que para chegar em resultados extraordinários com uma campanha de performance, 70% disso é pura mensuração de resultados! Você precisa analisar os dados da campanha para conseguir entendê-la e escalá-la.


Bom, quando uma campanha está rodando, você consegue observar um painel repleto de métricas. Esse painel é dividido em tradicional e em detalhamento.


No painel tradicional, existem 4 métricas principais para você analisar e mensurar seus resultados:


1. Alcance: essa métrica representa a quantidade de pessoas que foram impactadas pelo anúncio. Nela, você entende a quantidade de pessoas que aparecem o anúncio e também a quantidade de pessoas que alcançaram um resultado com ele. Se esse número for muito diferente, é preciso reanalisar as informações da campanha… Talvez o público esteja errado ou o anúncio não esteja tão atrativo assim.


2. Custo por resultado: nessa métrica você analisa o custo que seu anúncio obteve por resultado, seja por view, por mil pessoas alcançadas ou por venda. A partir dessa análise, você entende o que pode melhorar ou não.


3. Custo por clique: essa métrica é basicamente a mesma que a anterior, porém ela te mostra quanto você gastou por clique no seu anúncio.


4. ROI (Retorno Por Investimento): por fim, nessa métrica você analisa quanto cada real investido voltou para você.


Essas são as principais métricas que você analisa na hora de tomar uma decisão no painel tradicional. Aproveitando, vou te dar um exemplo prático!


Um conjunto de anúncios, onde o público de 18 a 24 anos comprou muito; enquanto o público de 25 a 35 anos comprou menos. Isso, ao final, representa um custo por resultado maior! E o que fazer para acertar o público ou melhorar o investimento do anúncio?


Você tem dois caminhos: o primeiro é excluir o público que comprou menos e deixar a verba somente para o público que comprou mais; o segundo é duplicar esse conjunto de anúncios e na segunda versão colocar para quem comprou menos, além de testar coisas diferentes, seja alterar o texto, a copy… Alternativas para fazer com que o público engaje mais com você.


“Diego, você falou sobre o público por idade, mas onde eu consigo saber quais idades mais compraram?”


No Facebook Ads, ao lado direito, tem um botão chamado “Detalhamento”, ao clicar nele e clicar em “Por veiculação”, ele te apresenta uma lista com: idade, região, plataforma e dispositivo. A partir disso, você segmenta a sua campanha para saber cada métrica específica de cada item.


Por exemplo, a idade apresenta as principais idades que mais compraram o produto/serviço; região mostra os estados que mais acessaram o seu e-commerce; plataforma mostra se foi o Facebook ou o Instagram que mais te apresentou resultados; e, por fim, dispositivo, que mostra se os acessos vieram através de android, iOS, desktop, tablet…


Com essas informações disponíveis, você entende, analisa e escala suas campanhas de forma correta! Agora só depende de você usar esses dados a favor da sua empresa e tomar decisões certas para alavancar a sua campanha.


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