Como iniciar uma carreira de gestor de tráfego



Nos últimos tempos, as pessoas estão mudando cada vez mais! Estão passando mais tempo no celular ao invés da televisão e as empresas estão cada vez mais investindo no digital.


No mundo digital, nos deparamos com o marketing digital, com infoprodutos… E uma profissão que está em ascensão: o gestor de tráfego!


Essa profissão tornou-se mais relevante quando os canais de publicidade online cresceram e viraram fonte de vendas às empresas.


Sobre as empresas, hoje existem grandes delas que investem milhões de reais em Google e Facebook Ads, entre outras plataformas, para atingir os clientes, se relacionar com eles e oferecer seus produtos/serviços.


Mas para isso, elas contam com um gestor para administrar esse canal de tráfego pago - tráfego pago é o que você investe em anúncios nas diferentes plataformas, levando visitantes ao seu site.


Além do tráfego pago, existem outros tipos de tráfego no marketing digital, sendo eles:


- Tráfego direto (quando o visitante vai direto ao seu site, sem intervenção de anúncio);

- Tráfego orgânico (quando o visitante procura pelo seu site em site de busca);

- Tráfego social (quando o visitante acessa seu site através das redes sociais); e

- Tráfego de relevância (quando o visitante acessa seu site através de um outro site).


E para garantir que seu dinheiro está sendo bem usado nesses canais de publicidade, é necessário de um especialista: um gestor de tráfego!


O gestor de tráfego busca as melhores formas de utilizar o tráfego pago para atingir o potencial cliente da empresa, e o profissional possui 5 responsabilidades principais:


1. Planejar: o gestor deve planejar como o orçamento será utilizado para atingir os objetivos da empresa.


2. Executar: o profissional deve divulgar os anúncios nas melhores e mais atualizadas plataformas online, entendendo a configuração da campanha para iniciar com o pé direito.


3. Analisar: posteriormente, ele deve identificar os padrões da campanha e entender seus dados para aumentar a produtividade da mesma.


4. Otimizar: é essencial que o gestor saiba como otimizar a campanha, fazendo testes frequentes e encontrando os fatores que estão fazendo a campanha alavancar.


5. Reportar: por fim, o gestor precisa manter as métricas geradas ao longo da campanha organizadas, para apresentar, de forma clara e objetiva, os resultados obtidos a partir de então.


Geralmente, essas são as funções do gestor de tráfego, mas ele também pode atuar em outras áreas, como na otimização de taxa de conversão, ou até mesmo na parte criativa do anúncio.


Mas… Quanto ganha um gestor de tráfego?


Depende do formato de trabalho!


O gestor de tráfego CLT pode atuar em uma área específica dentro de determinada empresa, sendo especialista no ninho, ou atuando em todas as áreas; enquanto o gestor de tráfego autônomo ganha por serviço prestado a outras empresas. E cada área remunera o gestor de maneira diferente.


Se você optar por ser um gestor de tráfego autônomo, saiba que a sua experiência conta muito na hora de dar seu preço. E se ainda não possui experiência, comece trabalhando de graça, assim você adquire conhecimento para apresentar os resultados obtidos.


DICA: os melhores gestores de tráfego do Brasil trabalham de forma autônoma, prestando serviço a empresas grandes do mercado de infoprodutos do país, pois dessa forma seu ganho é muito mais elevado.

E para se tornar um gestor de tráfego…

Ainda existem poucos profissionais nessa área, apesar da busca por profissionais de qualidade ser grande! Mas para tornar-se um gestor de tráfego, você deve ter conhecimento teórico sobre o marketing digital, além de dominar as plataformas de anúncio (a prática também é essencial!).

Para praticar, você pode utilizar a Central de Ajuda do Facebook Ads, onde aprenderá a gerenciar anúncios e dominar a rede. A Central de Ajuda do Google Ads também é excelente.

Esse processo de aprendizado para tornar-se um gestor de tráfego deve ser feito através da mesma forma que o trabalho em si: aprender em uma fonte confiável, colocar em prática para aplicar o conhecimento e analisar os resultados obtidos.

Fala a verdade: é ou não é uma profissão maravilhosa?

Se você gostou dessa profissão e tem interesse em ter uma especialização completa e dominar essa área, eu tenho um convite para você!

No dia 14 de Setembro de 2020, vou lançar a segunda turma da especialização e mentoria “GESTOR DE PERFORMANCE” - na primeira turma já foram mais de 100 alunos.

Para saber mais sobre essa especialização basta clicar aqui ou no banner abaixo:




194 visualizações

© 2018 por E-Commerce Rocket

  • Black Facebook Icon
  • Preto Ícone Instagram

Aceleradora de E-Commerce