Como fazer anúncios para WhatsApp utilizando o Facebook Ads

Muita gente acha que para anunciar no Facebook e Instagram Ads é necessário ter um site ou vender algum produto digital. No entanto, a plataforma permite que você também redirecione a sua campanha de anúncios para aplicativos de mensagem. Hoje, você vai aprender a como fazer anúncios para WhatsApp.


Por que fazer anúncio para WhatsApp?


Com o fechamento e reabertura dos negócios devido a pandemia de coronavírus, muitas empresas tiveram que realocar o seu atendimento e transformaram o aplicativo de conversas do Mark Zuckerberg (o Whats e não o Messenger) em seu principal aliado para continuar vendendo de portas fechadas.


No entanto, nem todo mundo sabe que a sua loja está fazendo delivery ou está aberta para encomendas e drive thru. Eu vi muita gente colocando aviso em portas de loja com número e até QR-Code. É bem interessante essa tática, no entanto, eu pergunto para o lojista que fez isso: como você atinge as pessoas que estão em quarentena? Que não estão saindo de casa e não vão passar na frente do seu estabelecimento?


A melhor forma de divulgar a venda por WhatsApp é utilizar as próprias redes sociais. Isto porque muita gente está utilizando-as para passar tempo e até para manter contato com as pessoas que amam durante o isolamento social. Assim, agora, é uma excelente oportunidade de aumentar a sua presença nas redes e divulgar os seus produtos.


No entanto, não é mais suficiente criar uma conta e ficar postando que o seu negócio continua atendendo. O Facebook é uma empresa assim como a sua e o seu principal objetivo é conseguir lucro. Portanto, a cada ano, as redes sociais estão diminuindo o alcance de postagens de páginas de empresa, ou seja, estão entregando bem menos do que faziam há 5-6 anos.


E a única forma de driblar essa situação é apostando em tráfego pago, ou seja, colocar dinheiro para que o Facebook ou Instagram divulgue a sua postagem e leve o possível cliente para o seu WhatsApp.

Vantagens de anunciar para WhatsApp


Criar anúncios para WhatsApp é uma excelente estratégia para conquistar novos contatos. Não são todas as empresas que tem uma lista gigante de contatos no celular. Assim, essa é uma forma de conseguir leads e fazer ofertas futuras transformando o aplicativo de mensagens em um local de desenvolvimento de marketing e também de fidelização do cliente.


Além disso, esse tipo de anúncio é excelente para remarketing, pois, muitas vezes, o cliente não fechou por falta de alguma informação ou contato direto com um vendedor. Por isso, esse anúncio pode ser ainda mais bem sucedido e se transformar diretamente em venda.

Como anunciar para WhatsApp

O primeiro passo para anunciar é ter uma conta de WhatsApp Business. Você não consegue criar anúncios para uma conta normal. Então, você precisa baixar essa versão no seu celular ou dispositivo da empresa. Depois de concordar com os termos e fazer a verificação do número do telefone, você vai preencher os campos com dados solicitados.


A plataforma de mensagens vai te pedir informações sobre a empresa, seja cauteloso, porque ao escolher um nome você não poderá mais alterá-lo. Além disso, você precisa fornecer a localização, tipo de negócio, horário de atendimento, e-mail e site.


Depois de fazer isso, é hora de ir para o Gerenciador de Anúncios do Facebook, onde você precisa ter uma conta. Caso nunca tenha utilizado a ferramenta, cadastre-se para seguir os próximos passos.


Você pode criar anúncios para o WhatsApp com três objetivos diferentes, então, antes de começar, você precisa definir qual deles vai ser:


  • Tráfego: Neste caso, deve ser utilizado para atrair mais pessoas para o aplicativo;


  • Conversão: Deve ser utilizado quando o seu objetivo está mais direcionado. Por exemplo, se você quer executar uma venda. Neste caso, é válido usar o pixel do Facebook ou eventos do aplicativo para rastrear e mensurar conversões;


  • Mensagens: Caso você deseje estabelecer mais contato e iniciar conversas com as pessoas, utilize esse objetivo no anúncio. Através dele, você pode levar o usuário a concluir a compra, responder a perguntas ou oferecer suporte.

Como criar o anúncio para WhatsApp no Gerenciador de Anúncios


Para fazer anúncios para WhatsApp utilizando o Facebook é necessário que você seja o administrador da página e ela precisa estar vinculada a sua conta do WhatsApp Business. Se você não conectou as redes, vá até a área de criação e clique no botão Conectar conta comercial na seção “Destino da mensagem”. Selecione “Adicionar a uma conta existente”, preencha os dados pedidos. Depois disso, o Facebook vai enviar um código de verificação para o seu celular, digite os números no Gerenciador e clique em confirmar. Esse procedimento só precisa ser feito uma vez.


Depois de saber o tipo de campanha, ter o WhatsApp Business funcionando e estar logado no Gerenciador de Anúncios, você precisa acessar a área de Criação de anúncios e determinar o objetivo.


Quando os objetivos são tráfego, conversões no site ou mensagens, você precisa ir na seção Destinos das mensagens e selecionar o WhatsApp Business. Depois, você escolhe o público, os posicionamentos e a programação da campanha. Na seção Anúncio, cole as imagens, o texto e o título. Após seguir esses passos, é só clicar e confirmar para publicar o seu anúncio.


Agora, caso os objetivos sejam alcance, reconhecimento da marca, engajamento ou visualização do vídeo, você seleciona o público-alvo da sua campanha, os posicionamentos e a programação da campanha. Na área “Links”, clique em Adicionar URL do site, insira, em Chamada para ação, selecione Enviar mensagem pelo WhatsApp. Antes de confirmar para publicar o anúncio, selecione sua Página com o número do WhatsApp conectado no menu suspenso.


Esses são procedimentos bem simples e que se tornam cada vez mais fáceis com a prática. Porém não é só criar campanhas, você também precisa aprender estratégias para diminuir o ROI (Retorno Sobre Investimento) e tornar as suas campanhas mais baratas e efetivas. Para isso, é necessário uma aprendizagem contínua sobre a plataforma, seu público e sobre a sua própria empresa.

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