Como aumentar as vendas do seu E-Commerce no Dia das Mães?

Como aumentar as vendas do seu E-Commerce no Dia das Mães?





Com certeza temos um grande pico nas vendas quando as datas sazonais vem a calhar, principalmente no Dia das Mães, data que só perde em faturamento para o Natal e Black Friday.


E é aí que começa a briga acirrada entre os e-commerces: moda, presentes, ateliês, cosméticos e outros segmentos.


Um dado importante, segundo a Kantar Worldpanel, no ano passado 32% dos brasileiros pretendiam gastar R$50,00 com o presente para a homenageada na data, enquanto 26% pretendiam gastar, em média, R$100,00.


Neste ano, os valores médio de presentes continuam próximos. Com certeza são dados importantes para você agregar ao seu planejamento, mas chega de dados e vamos para o que interessa: como vender mais no Dia das Mães!


Passo 1: PLANEJAMENTO!


Por mais que você já tenha escutado falar, é essencial que as as empresas de e-commerce antecipem suas negociações com fornecedores e transportadoras, pois a entrega tem que chegar antes do prazo do Dia das Mães, diferente do mundo físico.


Outro fator importante é que o pico de pessoas passando pela sua plataforma pode aumentar, por isso que uma plataforma de confiança cai super bem, tendo em vista que várias empresas sofrem com essa queda anualmente.


Passo 2: IDENTIDADE DO SITE!


Eis um passo importante! Assim como no mundo físico quando as empresas decoram suas vitrines, abusam do merchandising visual, no mundo digital os hotsites devem fazer a mesma coisa!


Vale lembrar que, por mais que o foco seja o Dia das Mães, não são elas que compram! Então a identidade visual deve estar usando uma linguagem de acordo com o público-alvo.


Seja criativo em seus banners, uma linguagem pode valer mais que mil palavras realmente. Se for o caso, contrate um profissional da área de design.


Passo 3: JÁ OUVIU FALAR EM CROSS-SELLING E UPSELLING?


Uma estratégia bem usada para aumentar o seu ticket médio, refere ao oferecimento de produtos complementares ao item visualizado, enquanto a segunda corresponde à sugestão de uma mercadoria semelhante a buscada, mas de qualidade e benefícios superiores.


Passo 4: INVISTA EM UM PÚBLICO MAIS QUENTE!


“Como assim? Devo atear fogo em meus clientes?”


Longe disso! Investir em um público quente se refere aquele público que já é comprador do seu site ou, então, pelo menos já conhece a sua empresa. Isso irá te ajudar a minimizar o custo das suas campanhas, pois eles já te conhecem, então você não precisa se apresentar e sim vender diretamente.


Campanhas de remarketing devem estar inclusa em seu planejamento! Quer uma dica extra? Crie um público personalizado de pessoas que visitaram o seu site em um período de 365 dias - sempre funciona comigo! Ou então até mesmo criar um público personalizado de pessoas que se envolveram com o seu Instagram ou Facebook.


Mas, também não deixem de atrair públicos novos para o seu site, o custo pode ser um pouco mais alto, mas também vale a pena.


Passo 5: CRIE ALGO DIFERENTE!


Assim como você está lendo essa matéria, outra pessoa também já leu e, se vocês fizerem isso o que eu passei, são grandes as chances de sair na frente do seu concorrente.


Então, saia um pouco fora da caixa, possua uma campanha forte que não irá só te trazer resultados em vendas durante esse período, mas que também te traga novos compradores no futuro. Invista em um bom atendimento, use uma temática diferenciada… E também é de extrema importância você ficar por dentro das tendências desse ano.


Bom, tenho certeza que você entendeu e que vai aplicar essa estratégia em seu e-commerce. Foque na divulgação, faça parcerias, se planeje, seja diferente… Faça tudo isso! Os resultados só serão construídos com a mão na massa.


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