O que é CBO do Facebook Ads

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O que é CBO do Facebook Ads

O CBO (Campaign Budget Optimization) é a sigla para Otimização do Orçamento da Campanha, ou seja, é uma forma de poupar dinheiro na hora de fazer campanhas no Facebook Ads.


Antes dessa função ser liberada, em setembro de 2019, você definia os objetivos de campanha (cadastros, mensagens ou conversão) e os valores de cada campanha.


Você pode escolher aplicar um orçamento diário, ou seja, estabelecer quanto você quer gastar diariamente, ou vitalício, no qual você estabelece quanto quer gastar durante um determinado período.


Com essa nova funcionalidade, é possível definir o orçamento de campanha e o próprio Facebook fará a distribuição dentro do seu conjunto de anúncios.


O objetivo é que a rede social entregue mais verba para os conjuntos que possuem maior performance. Assim, você vai conseguir extrair o máximo de cada campanha e a plataforma trabalhará constantemente para usar o seu dinheiro da melhor forma.


Hierarquia de anúncios


Para entender o CBO é necessário primeiramente conhecer como funciona a hierarquia de anúncios. Segundo o próprio Facebook:


Campanha:


Dentro das campanhas é possível fazer um ou mais anúncios ou conjunto de anúncios. Nessa etapa, você vai escolher o objetivo das publicidades.


Conjunto de anúncios:


Dentro dos conjuntos também é possível ter um ou mais anúncios. Nessa etapa, você vai definir o direcionamento, orçamento, programação, lances e posicionamento no nível do conjunto de anúncios.


Anúncio:


O anúncio é a peça criativa que você usará, que inclui copy, arte, vídeo etc.

O CBO é configurado na etapa de campanha, quando você está definindo os objetivos.


Por que usar o CBO do Facebook Ads


Antigamente, você precisava estar sempre atento e analisar os dados constantemente para não acabar jogando dinheiro fora com campanhas que não traziam tanto resultado.Como toda automação, o CBO do Facebook Ads veio para ajudar nesse processo e te fazer perder menos tempo.


Quer dizer que você vai perder o controle sobre os orçamentos da sua campanha? Não.


Porque, quando você está configurando essas campanhas utilizando o CBO do Facebook Ads, você pode escolher o mínimo e máximo que quer gastar com cada conjunto de anúncios. Consequentemente, você ainda supervisiona e direciona o gasto do seu orçamento.


O CBO é uma alternativa que pode te ajudar durante os testes A/B, pois ele sempre vai direcionar mais dinheiro para a peça que possui maior performance.


Essa ferramenta facilitará o trabalho de pessoas que ainda estão começando a utilizar o gerenciador de anúncio e para empreendedores que não podem passar tanto tempo dedicados a análises e otimizações.


Esse recurso só não é indicado para anúncios com veiculação acelerada e para quem já possui uma programação para veiculação da publicidade. Além disso, também não deve ser usado caso você tenha metas de gastos específicas nos grupos de anúncios e não queira flexibilidade entre elas.


Caso você deseje testar novos público e anúncios, não coloque junto com outras campanhas que já estavam rodando, pois o CBO vai privilegiar os conteúdos que já tem um histórico de sucesso e performam bem.


Mas, como tudo que envolve Facebook Ads e anúncios, faça testes!


Utilize CBO nas suas campanhas e veja como os seus anúncios desempenham. Através de dados antigos, você consegue fazer um excelente comparativo e estabelecer se essa é uma estratégia que deve ser seguida. Ele não deve ser visto como um recurso milagroso que alavancará as suas campanhas, ainda é necessário o trabalho humano para a constante melhora, mas ele vem como um facilitador.


Assista o vídeo completo e aprenda a testar o seu público utilizando CBO:


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