4 estratégias para aumentar a taxa de conversão do seu e-commerce

Ao lado de indicadores como ticket médio e volume de transações, a taxa de conversão

é uma das métricas mais importantes para avaliar o desempenho do seu e-commerce. Isso

porque a informação permite que você compreenda como, de fato, o público-alvo está se

comportando diante do seu planejamento estratégico de vendas.


Aumentar a taxa de conversão significa, em última análise, aumentar o volume de vendas

e a participação no mercado. Por isso, entender claramente como essa métrica é calculada

e o que é possível fazer para melhorá-la é fundamental para aperfeiçoar a performance da

loja virtual. Saiba mais!


Entenda o conceito de taxa de conversão


A taxa de conversão é um indicador bastante eficaz para compreender o desempenho de

vendas do negócio. A métrica é expressa pela relação de conversões em relação ao

número de visitas, e o cálculo do percentual é obtido dividindo o número de conversões

pelo número de visitas e multiplicando o resultado por 100.


Quer um exemplo simples? Vamos supor que utilizando uma estratégia de marketing ou de

vendas qualquer você consiga atrair um total de 800 novos visitantes para o seu e-

commerce. Desse total, 40 compraram algum produto. Logo, a taxa de conversão é de 5%,

já que 40/800*100 = 5.


É importante considerar que, embora seja o mais comum no segmento de e-commerce, não

necessariamente a taxa de conversão precisa estar ligada ao fechamento de vendas, mas à

concretização da ação definida no planejamento, que também pode ser também baixar

um e-book ou preencher um formulário com informações de contato, por exemplo.


Na verdade, o objetivo da taxa de conversão é verificar como a estratégia que você está

utilizando funciona e oferecer uma visão mais clara do comportamento do seu público-alvo

quando exposto a ela, garantindo subsídios para o reforço de determinadas ações ou para

eventuais mudanças de rota.


De acordo com a Compass, empresa especializada em consultoria de planejamento

estratégico do varejo eletrônico brasileiro, a taxa de conversão média no e-commerce é

de 1,33%. Por isso, estar atento a esse parâmetro é importante para entender se sua

estratégia está atingindo resultados similares às boas práticas do mercado.


Taxa de conversão: como aumentar esse indicador


Agora que você já conhece melhor o conceito de taxa de conversão e compreendeu a

importância de manter esse indicador em alta para o desempenho do e-commerce, entenda

o que é possível fazer para melhorar essa métrica:


1. Invista em ferramentas de inteligência artificial

Uma das maneiras mais eficazes de aumentar a taxa de conversão do e-commerce é

apostar na utilização de ferramentas de inteligência artificial para melhorar a experiência

do cliente com a marca.


Sistemas de recomendação inteligente, por exemplo, usam IA para exibir vitrines virtuais

totalmente personalizadas, baseadas em critérios como gênero, idade, localização e

histórico prévio de compras.


Estima-se que o uso desse recurso, adotado por gigantes do setor como Amazon, Diesel e

Saraiva, pode aumentar em 30% o volume de vendas de lojas virtuais. Com essa

ferramenta, é possível sugerir produtos relacionados àqueles que estão sendo adquiridos

pelo cliente, bem como opções com melhor desempenho e maior valor de venda.


Outro recurso que usa a inteligência artificial para aumentar a taxa de conversão são os

pop-ups de retenção. A ferramenta tem como objetivo evitar o abandono do site por

meio do estabelecimento de uma comunicação positiva que desvie o foco da ação, como

oferta de frete grátis ou eventuais descontos.


2. Estabeleça uma estratégia de marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das estratégias de Inbound Marketing mais efetivas para

quem deseja aumentar a taxa de conversão no e-commerce, já que ajuda no ganho de

autoridade da loja virtual.


Em linhas gerais, a estratégia consiste na criação de um blog com informações relevantes

sobre o segmento da loja virtual. A ideia é melhorar o posicionamento do site em

buscadores, como Google, e aumentar a relevância da loja entre o público-alvo ao

posicionar-se não como apenas um vendedor, mas como um consultor altamente

capacitado para entregar a solução que o consumidor precisa.


De acordo com especialistas nesse mercado, cerca de 70% das empresas no Brasil já

utilizam estratégias de marketing de conteúdo para aumentar suas taxas de conversão e

61% optaram pelo formato blog para distribuir informação relevante para seus

consumidores virtuais.


Em média, a produção de um blog provoca um volume 434% maior de páginas indexadas

pelos buscadores e gera até 126% leads a mais, motivos mais do que suficientes para não

ignorar a estratégia.


3. Utilize um intermediador de pagamentos

Alternativa interessante para quem busca aumentar a taxa de conversão é utilizar um bom

intermediador de pagamentos. A ferramenta centraliza o processo de venda de maneira a

evitar a necessidade de estabelecer contrato com diversas instituições financeiras.


Desse modo, as transações são totalmente integradas, repassando eventuais riscos ao

intermediador, que é responsável por aprovar ou não a compra e fazer a comunicação à loja

virtual.


Com essa medida, é possível aumentar as taxas de conversão já que um dos maiores

obstáculos para as compras online é a insegurança em relação à possibilidade de crimes

virtuais, problema que não é necessariamente responsabilidade do lojista.


Nesse tipo de serviço, o intermediador é responsável por verificar se há risco de fraude,

oferecendo segurança na transação para as duas partes, lojista e consumidor.


4. Aposte em um layout otimizado

De acordo com uma pesquisa realizada por especialistas no setor, 83% dos usuários desistem de fazer compras em lojas virtuais quando é necessário realizar muitos passos, com

muitos cliques, para encontrar o que desejam.


Por isso, apostar em um layout altamente intuitivo é fundamental para aumentar a taxa de

conversão no e-commerce. É importante, por exemplo, oferecer uma barra de pesquisa,

ferramenta que possibilita que o cliente encontre com maior rapidez aquilo que necessita.

Além disso, a organização dos itens deve ser simples e intuitiva, com visual agradável.

Medidas simples como essas podem refletir positivamente na taxa de conversão do e-

commerce e melhorar os resultados do negócio.


Agora que você já conhece algumas estratégias para aumentar a taxa de conversão

no e-commerce, aproveite para descobrir 10 motivos pelos quais sua loja online não

performa tão bem!

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