A importância de gerar leads ao seu negócio




Antes de mais nada, você sabe o que significa “lead”? Nada mais é do que o usuário que demonstra interesse em um assunto relacionado ao produto/serviço oferecido, e disponibiliza, de forma espontânea, seus dados para contato (geralmente o e-mail), dando início a um relacionamento com a marca, onde no final, o objetivo é que o lead torne-se cliente.


Apesar de ser um desafio, gerar lead é um dos principais objetivos de marketing a uma empresa, pois aproxima o potencial consumidor com a marca, mostrando seus benefícios a ele.


O lead é uma excelente oportunidade de negócio à sua empresa, pois ele demonstra interesse ao produto/serviço ofertado, mas ainda não está preparado para realizar a compra. Dessa forma, é essencial criar um laço entre o lead e a marca, um relacionamento duradouro, para que tenha uma confiança entre ambos.


E para gerar esse lead, você precisa inovar a sua empresa. Sim, apostar em blogs, sites, redes sociais, aplicativos… Todas as possibilidades do mundo online são perfeitas para fazer negócio, já que o consumidor pode realizar suas compras em um único clique!


Mas não envie somente conteúdos promocionais ao lead, isso pouco lhe importa. Para criar e cultivar o relacionamento, você precisa interagir com ele, de forma que nasça a fidelidade entre cliente/empresa.


E para esse relacionamento acontecer, ele pode passar por diversos caminhos. Por exemplo, uma pessoa apaixonada por tênis procura um conteúdo no Google sobre os melhores modelos e acessa um artigo “Todos os modelos de tênis que uma mulher tem que ter” e, ao terminar a leitura do artigo, ela pode receber mais conteúdos a respeito, precisando apenas cadastrar seu e-mail.


A partir de então, ela deixa de ser visitante do site para tornar-se lead, pois o site proporciona conteúdos de valor a ela, benefícios que serão aplicados em seu dia a dia.


Mas acalme, pois nem todos os leads são iguais uns aos outros…


Existem diversos níveis de engajamento! Há quem já está mais familiarizado com a marca, há quem ainda está conhecendo…


Por isso, é preciso conversar com o lead de acordo com o estágio em que ele se encontra. Alguns, você pode enviar as ofertas mais irresistíveis da sua empresa, enquanto outros você deve cultivar para amadurecer o relacionamento.


O lead que ainda está em fase de amadurecimento, é preciso enviar informações relevantes, que realmente farão a diferença em sua vida. Já o lead qualificado é o lead que você pode fazer a oferta perfeita para fechar negócio.


E para saber qual etapa está cada lead, você deve realizar uma análise no comportamento do usuário, ou seja, se ele visitou seu site ou não, se abriu o ebook ou não, se realizou algum contato, se preencheu o formulário disponibilizado, entre outros.


Aproveitando, você sabe a diferença entre o lead e o prospect? Apesar de serem usados como sinônimos, existe uma diferença fundamental entre esses termos.


O lead geralmente está conhecendo a sua empresa, está no estágio inicial do relacionamento, demonstrou um leve interesse pelo produto/serviço mas não de forma explícita; enquanto o prospect já está mais ativo e, na grande maioria, já entrou em contato com a empresa para iniciar a negociação.


E se por algum momento você pensar em comprar lead, descarte imediatamente a possibilidade!


Existem diversas empresas que oferecem uma lista de leads para solucionar os seus problemas, mas mais importante que ter diversos contatos, é ter contatos que realmente possuam interesse na empresa, para que possa criar uma relação de confiança entre ambos.


Para capturar lead qualificado, aposte em artigos otimizados, chamadas para ação, landing pages, ebook, webinários, entre outras oportunidades que o mundo do marketing digital oferece.


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