• Diego Santana

7 técnicas de vendas para você aplicar em seu e-commerce




Existem algumas técnicas que, quando aplicadas no mundo online, ajudam a aumentar as vendas do e-commerce e também fidelizar clientes.


E se você quer saber quais são essas técnicas que vão contribuir para o seu negócio, continue lendo essa matéria!


Antes de mais nada, vale destacar que o marketing digital já conquistou praticamente todos os mercados, onde as empresas estão usando essas técnicas para aumentar seu reconhecimento - e o melhor, com um custo mais acessível em comparação aos métodos tradicionais.


Através do marketing digital, é possível alcançar milhões de pessoas, com usuários em todo o mundo, além de usar o poder da segmentação, definindo exatamente qual é o público ideal para a campanha. Você também pode melhorar a sua competitividade e, por fim, rastrear e otimizar com facilidade seus anúncios.


Bom, vamos às técnicas?


1. Chat online


O atendimento é essencial para a venda - e no online não poderia ser diferente! Disponibilize um chat no seu site para que o cliente possa tirar eventuais dúvidas a respeito do produto, ou até mesmo do processo de compra.


Dessa forma, você diminui a incerteza do cliente e garante uma experiência de compra mais real, como se estivesse na loja física, deixando o consumidor mais seguro.


2. Campanhas personalizadas


Com as campanhas personalizadas, você pode segmentá-las de acordo com as características semelhantes dos clientes, como idade, faixa etária, localização, entre outras.


Dessa forma, você direciona cada campanha para um determinado grupo e cria promoções específicas a ele.


3. E-mail marketing


Essa é uma ótima estratégia para manter contato - e também a atenção - com os clientes, além de ser excelente para recuperar carrinhos abandonados.


Personalize seu e-mail marketing de acordo com o perfil do cliente, para que seja atrativo e o mesmo finalize a compra.


4. Cross selling


Técnica excelente para aumentar o ticket médio da loja, através do cross selling você cria kits com itens semelhantes, onde oferece desconto na compra, ou apenas sugere o produto. Para isso, é necessário entender as necessidades dos clientes e atendê-las através das sugestões.


Vale destacar que não é interessante oferecer diversos produtos ao mesmo tempo, e muito menos utilizar a técnica para diminuir o estoque.


5. Up selling


Também para aumentar o ticket médio, onde com o up selling você oferece adicionais para melhorar a compra, como extensão de garantia.


Deve ser usado com cuidado, entendendo o que os clientes buscam, ao invés de somente empurrar itens que o consumidor não quer.


6. Recuperação de carrinho


Você deve monitorar o abandono do carrinho para identificar as possíveis causas, além do que pode ser feito para corrigir.


Já adiantando, os principais motivos podem ser o valor do frete, o prazo da entrega e a dificuldade em realizar o pagamento.


Para isso, você pode enviar notificações através do e-mail, lembrando o cliente que o processo de compra ficou parado no meio do caminho, onde ele pode se sentir motivado a adquirir o item. Uma dica: inclua o link direto ao carrinho para facilitar.


Mande também mensagens personalizadas com o nome da pessoa e as opções de entrega e formas de pagamento disponíveis.


7. Redes sociais


Apesar de serem óbvias, nem todas as empresas conseguem explorar ao máximo as redes sociais.


Comece entendendo como funciona o algoritmo, como o marketing de conteúdo pode ser a melhor estratégia para conquistar esse algoritmo - afinal, quanto mais as pessoas gostarem do seu post, mais elas vão interagir.


Agora é só colocar essas técnicas em prática e depois me contar os resultados que obteve em seu e-commerce. Não se esqueça de monitorar os dados!


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