5 tendências para vendas online em 2020

5 tendências para vendas online em 2020

Com a pandemia e isolamento social, muitas empresas tiveram que ir para o ambiente digital para não perder totalmente a sua receita. Negócios que já tinham presença na internet viram nessa situação uma oportunidade de crescer. No blog de hoje, você vai descobrir as principais tendências para vendas online em 2020.


Saiba o que fazer para aumentar ou, pelo menos, manter as suas vendas durante esse período conturbado e ao longo do ano.


Segundo pesquisa realizada pela Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), o comércio eletrônico foi impulsionado pela quarentena do coronavírus. O estudo realizado entre 24 de fevereiro e 18 de março, demonstrou que setores de bens de consumo cresceram muito. É o caso de saúde (111%), beleza e perfumaria (83%) e supermercados (80%).


A tendência é que essas áreas mantenham protagonismo durante esse momento, mas ainda há espaço para outros setores. Confira algumas dicas incríveis para você aplicar no seu negócio, independente do segmento:


Atente-se ao mobile


Quantas vezes você procurou por algum produto online e realizou a compra direto do seu celular? Essa é uma tendência que vem crescendo no mercado. Por isso, o seu site precisa estar pronto para receber esse público.


Um dos grande problemas dos empresários que tem loja online é não se preocupar com o desempenho mobile. O que adianta ter um anúncio efetivo nas redes sociais ou estar na primeira página do Google, se quando o seu cliente acessar pelo smartphone ou outro dispositivo móvel, ele não consegue comprar?


Essa tendência para vendas online não é só para esse ano, as gigantes do mercado tanto perceberam essa necessidade que investem em aplicativos próprios e incentivam o uso com promoções exclusivas. Inclusive, os aplicativos convertem 3x mais que o simples acesso pela web.


Melhore a entrega


Não adianta ter as melhores ofertas se você não possui uma logística de entrega eficiente. Nada é mais frustrante para um cliente do que aguardar a sua mercadoria por semanas. Essa preocupação tem que ser ainda maior se os seus consumidores estão espalhados pelo país.


Sem uma estrutura adequada para entrega, você pode acabar perdendo muitas vendas e a confiança dos seus clientes. Por isso, é essencial se atentar a questões relacionadas a armazenagem, empacotamento e transporte.


Além de contratar transportadoras, uma excelente alternativa é criar pontos de retirada de produtos. Isso diminui o preço do frete e torna a compra do produto mais acessível para as empresas.


Preocupe-se com experiência do cliente


Proporcionar a melhor experiência para o cliente é uma das grandes tendências de vendas online nos últimos anos. Os dois itens anteriores contribuem para melhorar a satisfação do consumidor, mas é possível fazer mais.


Você pode, por exemplo, oferecer chatbots no seu site que respondam questões simples e agilizem o atendimento; investir no omnichannel, integração dos canais de contato, e estar disponível no dia a dia de forma orgânica.


Para que tudo ocorra da melhor forma é essencial colocar o cliente no centro da estratégia, tudo deve ser pensado para melhorar a jornada dele. Assim, você verá aumento nas vendas, mas principalmente no índice de fidelização do cliente.


Otimize o seu site


Além de se preocupar com o mobile, você precisa otimizar o seu site ao máximo. Isso quer dizer investir em user experience (experiência do usuário), produzir descrições completas e únicas de produtos, possuir páginas leves e se preocupar com o SEO para os mecanismos de busca.


Além disso, você precisa deixar informações de contato bem claras no site, oferecer opções variadas de pagamento e deixar isso o mais visual possível e trabalhar com categorias de produtos de forma organizada e estratégica.


Não esqueça que o seu site é a sua vitrine na rua mais movimentada, a internet, e que você tem que diminuir ao máximo os obstáculos até a compra do cliente. Vale até facilitar o cadastro com dados de e-mail e redes sociais, enfim, o importante é capturar o cliente.


Invista em anúncios em Redes Sociais


Essa não é só uma tendência para vendas online, mas para quem quer ter uma presença digital forte. Essa estratégia funciona excepcionalmente para vendas, mas também para fidelizar clientes, divulgar conteúdo rico, aumentar engajamento e até conquistar seguidores.


Você já sabe que o Google é um espaço muito concorrido, se você tiver conhecimento e muito capital, vale concorrer com as gigantes por esse espaço. No entanto, se esse não é o seu caso, as redes sociais foram feitas para você.


O Facebook Ads e o Instagram Ads são excelentes oportunidades de você encontrar o seu público ideal. Com as configurações corretas e pensamento estratégico, você conseguirá aumentar muito os seus lucros. Sabendo otimizar as campanhas, seu retorno financeiro será alto.


Em momentos que as pessoas estão consumindo cada vez mais essas redes, você precisa estar pronto para se comunicar de forma efetiva e convencer o seu consumidor a levar o seu produto ou serviço.


Aliando essas campanhas de anúncios as outras estratégias apresentadas, você conseguirá se destacar no mercado. A maior tendência para vendas online em 2020 é sempre pensar estrategicamente no seu cliente.


Outros conteúdos relevantes:


Ações de marketing durante a pandemia de coronavírus


Como vender produtos da loja física na internet


Marketing de Guerrilha: como usar na sua empresa

0 visualização

© 2018 por E-Commerce Rocket

  • Black Facebook Icon
  • Preto Ícone Instagram

Aceleradora de E-Commerce