13 dicas para você vender mais com o whatsapp no seu negócio




É claro que o WhatsApp funciona para a sua empresa! Mas isso não acontece através de um passe de mágica…


Quer saber se essa é uma boa oportunidade para você? Então continue lendo o artigo abaixo.


O WhatsApp é o aplicativo mais utilizado pelos brasileiros! E apesar de ser utilizado para bater papo e se divertir, ele também pode ser utilizado como uma ferramenta de vendas, onde através de um planejamento estratégico, vai fazer seu negócio decolar!


Com ele, você pode conversar com o cliente, tirar dúvidas e até mesmo fechar vendas! Sim, através do WhatsApp isso é possível. Para isso que isso aconteça, você precisa saber como abordar um cliente, como fazer publicidade através da plataforma, entre outros fatores.


Separei algumas dicas para lhe auxiliar, confira!


1. Utilize o WhatsApp Business!


Essa versão do WhatsApp é voltada às empresas! Nela, você encontra diversas funcionalidades para vender mais, começando com a possibilidade de cadastrar um telefone fixo no registro do site. Isso faz muita diferença, inclusive para os clientes que já mantém contato com você através do telefone.


Quando você tem um perfil comercial cadastrado, o cliente já sabe que você está conversando com uma empresa, o que acaba exigindo a sua atenção, para atender o cliente como se ele estivesse no seu negócio, naquele momento.


E ah, esse perfil sugere que você já encaminhe uma mensagem automática ao cliente quando ele entrar em contato com você.


Com o WhatsApp Business, você também consegue analisar as métricas, o que é essencial para montar uma estratégia de vendas ao seu negócio. Essas métricas informam o número de mensagens enviadas, entregues, recebidas e também lidas.


Para facilitar no diálogo, você pode marcar as conversas com etiquetas como, por exemplo, “pagamento pendente” ou “pedido finalizado”.


Experimente todos os serviços que a rede oferece e torne seu negócio ainda mais profissional!


2. Peça a autorização do seu cliente!


Isso é extremamente importante! Ou seja, converse com seu cliente para saber se ele está disposto a receber esse tipo de comunicação através do WhatsApp, pois o contato pode ser improdutivo e não lhe gerar retorno algum.


E, no pior caso, receber uma denúncia no Procon, o que pode ser péssimo para reputação da empresa. Então, nem pense em comprar lista de contatos!


3. Organize seus clientes!

Sem organizar, nada será possível!

Comece renomeando os contatos de acordo com o estágio de relacionamento do seu negócio. Isso lhe ajudará a agrupar, por exemplo, os clientes que você mais realiza vendas.

Crie um sistema que facilite o seu trabalho, e que também não deixe nenhum cliente esperando por uma resposta.

4. Opte pelas listas de transmissão, não os grupos!

Um grupo interessa somente a você, não aos clientes, o que acaba sendo uma péssima estratégia. Encaminhar mensagem por mensagem para se comunicar com seu cliente também não é uma boa estratégia…

Por isso, use a lista de transmissão! Além de ser fácil, através dela você seleciona todos os clientes que deseja se comunicar através de determinado assunto, envia a mensagem e pronto!

Com a lista, você pode anunciar promoção ou divulgar um produto que acabou de chegar!

E não se preocupe, se o cliente responder, só você irá responder, pois a janela acontecerá em uma janela individual.

5. Crie um cronograma de mensagens!

Com o WhatsApp, assim como em qualquer outra plataforma, você terá potenciais clientes nos mais variados estágios de compra.

Você terá clientes que conheceram sua empresa há pouco tempo, clientes que conheceram através de indicação e também clientes que querem comprar! Além disso, os consumidores fiéis, que estão em contato frequente com você e sempre prontos para realizar uma nova compra.

Cada estágio de compra corresponde a um funil, sendo assim, uma abordagem específica. Portanto, respeite o momento da relação do negócio e crie um cronograma de mensagens, para auxiliar o cliente no exato estágio em que ele esteja.

6. Disponibilize conteúdos!

Você não está proibido de enviar propaganda através do WhatsApp, muito pelo contrário! Mas não use a plataforma somente para isso.

Não banque o vendedor convencional, que está sempre focado na negociação, isso tem poucas chances de dar bons resultados. Opte pela oferta de conteúdo! Ou seja, envie dicas relacionadas aos itens que você vende, pois pode ser uma poderosa ação de marketing de conteúdo.

Faça isso no formato de texto ou até mesmo vídeo; e analise como isso ajuda no engajamento com os clientes.

Fique tranquilo, se a mensagem encaminhada tiver algum valor ao potencial cliente, sua empresa ganhará pontos com ele.

7. Utilize o WhatsApp Web!

Você pode até ser ágil ao digitar no celular, mas não há motivos para dispensar a facilidade que o WhatsApp Web proporciona.

Esse serviço possibilita que você abra e gerencie o WhatsApp através de uma janela em seu navegador na internet, pelo computador!

Dessa forma, é mais fácil para você acompanhar as conversas com os clientes, e até mesmo enviar e receber os arquivos, sem a necessidade de ficar com o smartphone o tempo todo.

Acesse o WhatsApp Web clicando aqui.

8. Construa sua audiência através do Instagram e Facebook!

Não limite sua estratégia de vendas somente ao WhatsApp.

Utilize o Facebook para postar as novidades e interagir com a audiência; utilize o Instagram para apresentar fotos dos produtos que vende…

Seja inteligente e criativo, explorando o melhor que sua plataforma oferece para otimizar seu plano de vendas pelo WhatsApp.

Depois de divulgar sua empresa em outras redes sociais, divulgue o seu número de contato para a maior quantidade de pessoas possíveis!

Para isso, gere um link que, ao ser clicado, remete ao usuário a página em que ele deve ser direcionado.

Para gerar esse link, clique aqui.

Mas não se limite somente ao Facebook e Instagram, explore as outras plataformas preferidas do seu público.

9. Ofereça uma recompensa digital em troca do número de WhatsApp do cliente!

Lembra que citei anteriormente a respeito das dicas que você pode oferecer ao seu potencial cliente, mas sem fazer isso sem a autorização do mesmo?

Pois bem, nesse caso, ofereça um conteúdo de dicas em troca do contato do mesmo!

“Mas como?”

Eu te explico! Nesse caso, você cria um material com conteúdo atrativo e disponibiliza-o para download, mas isso só se o usuário cadastrar seu número do celular. Se o conteúdo for interessante, ele vai aceitar sua oferta!

Assim que o número for cadastrado, ele se tornará um lead e ingressará no seu funil de vendas.

10. Crie uma campanha de vendas!

Chega de ter medo de vender! Mas, antes de mais nada, saiba como fazer isso.

Algumas pessoas têm medo de serem invasivas, de não se sentirem à vontade para encaminharem uma oferta de vendas ao cliente.

Saiba uma coisa: se você acertar na mensagem, utilizar uma linguagem persuasiva, a sua campanha terá tudo para ser bem recebida!

Aproveite para destacar os diferenciais do seu produto, mostrando ao cliente que você oferece a melhor solução para ele.

11. Use e abuse dos gatilhos mentais!

Os gatilhos mentais são usados para convencer o usuário! Por exemplo, o gatilho da escassez é utilizado para fazer com que o cliente realize sua compra antes que o produto acabe. Já o gatilho da urgência, induz o cliente a agir de forma imediata, para que não perca a oportunidade única que ele tem naquele momento.

Independente da sua estratégia, saiba mexer com as emoções do cliente e tirá-lo da sua zona de conforto.

12. Sabe o status do WhatsApp? Pois bem...

Apesar de parecer desnecessário, você pode usar o status do WhatsApp para publicar algo que chame a atenção do seu cliente!

Seja uma promoção, um novo produto que acabou de chegar na loja… Faça testes e se surpreenda.

13. Deixe seu número pessoal de lado!

Nesse caso, é imprescindível que você NÃO use o seu número pessoal para realizar vendas através do WhatsApp.

Independente se você tem diversos conhecidos, vários contatos no aplicativo… O uso se um número somente para o seu negócio é muito mais profissional!

Além disso, você pode determinar algumas regras de contato, como por exemplo, em relação ao horário de atendimento, informando que o número só fica ativo no horário determinado.

E como ele serve para vender pelo WhatsApp, dá para informar também que ele não é utilizado para receber ligações.

Gostou das dicas? Então coloque a mão na massa e use as melhores estratégias para conquistar e atrair mais clientes através da rede social mais utilizada no país!


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